quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Fanaa



Oi pessoal!

Essa semana nossa resenha acompanha (meio atrasada é verdade) o lançamento do filme Fanaa no Brasil (só demorou 6 anos pra chegar, já que Fanaa é de 2006). Já tinha assistido em casa (aluguei na locadora torrent mesmo), mas fiz questão de ir ao cinema prestigiar o lançamento de um filme indiano no nosso país. E foi muito bom! O filme foi ok, como o nosso Suri bem colocou, mas legal mesmo foi o passeio! Encontrei-me com as lindas, carismáticas e queridas Renata e Luz. Foi uma farra! Mas estamos aqui para falar de Fanaa, né? Então vamos falar desse filme que traz no elenco o talentoso Aamir Khan e a deusa máxima desse blog, rainha de bolly, Kajol!


Cataí a sinopse:

“Zooni (Kajol, linda até não poder mais) é uma moça cega, porém independente e feliz. Vive uma vida tranquila com os pais na Kashemira (pra quem faltou a aula de geografia, é uma área ainda instável e conflituosa entre Paquistão e Índia), até o dia que vai para Nova Delhi se apresentar na festa que comemora o dia da independência. Na capital ela conhece Rehan (Aamir Khan), um guia turístico galanteador, que logo se interessa por ela. Os dois se apaixonam e vivem um rápido, porém intenso romance. Quando tudo parece perfeito, com Zooni recuperando sua visão, Rehan acaba vítima de um ataque terrorista. Mas nem tudo é o que parece em Fanaa e depois de sete anos, o destino prepara uma surpresa para Zooni.” 

Se eu dissesse que amei Fanaa (que significa algo como “Destruído no Amor”), estaria mentindo. O filme é bom, tem bons personagens e trama interessante, mas não me marcou. Depois do “intermission”, Fanaa se transforma em outro filme, com ação e certa dose de suspense. Confesso que a primeira parte me agradou bem mais que a segunda. Todo aquele tiroteio e matança não me atraiu. Preferia ver mais do Rehan malandro com Zooni, que o Rehan assassino e pai de família redimido. Ou quase. É estranho ver como Rehan queria proteger sua amada (nova) família e pouco se lixava que todos os outros não tivessem futuro. No fim das contas, a filosofia do pai de Zooni (interpretado por Rishi Kapoor) que define o que é Fanaa: escolher entre duas coisas boas ou duas coisas ruins. 

 Zooni faz um suéter para Rehan e a gente vomita arco-íris com essas coisas shoujísticas...
Aamir é muito talentoso e nos engana facilmente com seu Rehan conquistador. Quando mostra sua verdadeira face, me deixou assustada. Um personagem capaz de tudo para chegar a seu objetivo. Não consegui torcer por ele não. Kajol está um encanto como Zooni. Achei seu desempenho como cega muito convincente, principalmente quando dançou e cantou na festa da independência. Sua personagem também se modifica na segunda parte, tornando-se mais forte e menos doce. A vida não foi muito gentil com ela, vamos combinar. Sua química com Aamir foi muito boa, os dois fizeram um belo casal.

Tá, mas... e no cinema?

Bem, pra começar, cortaram 3 músicas. Uma delas, quando Zooni canta com o filho, foi um favor, mas as outras não. Uma delas, a apresentação da festa da independência, foi um corte tão súbito que deixou tudo sem sentido. A outra, que acontece antes do sapeca iaiá de Rehan e Zooni, foi lamentável, comprometendo o envolvimento do público com a história de amor dos dois, fundamental para o filme. Sou totalmente contra cortes em filmes. Acho uma sacanagem com os envolvidos na obra, mas entendo a justificativa dos distribuidores: os brasileiros iriam rejeitar filmes muito longos. Mas por outro lado, jamais vão se acostumar. Na vida a gente se acostuma com tudo. E certas coisas muito estranhas em filmes de bollywood só com o tempo e vendo muitos filmes, elas se tornam naturais. Alguns números musicais em filmes indianos não acrescentam nada, mas outros realmente fazem parte da narrativa e são importantes na trama. Em Fanaa era assim.

 Kajol arrasou de Zooni! #sou fã mesmo e daí?
Mas acredito que acima disso, o maior erro do filme foram as legendas. Erros de português imperdoáveis e até uma frase em inglês apareceu do nada. Será que estamos dublando tanto os filmes que esqueceram como se faz legendas? Outro problema foi a divulgação. No cinema que fomos não tinha um único pôster de Fanaa. Ouvi por aí que o pessoal dos cinemas que era responsável por isso, que eles receberam o material, mas não o usaram. Eu que sou do time do Silvio Santos e só acredito vendo, ponho essa questão em xeque. Por que um cinema não iria tentar vender um filme em cartaz? Tirar um daqueles pôsteres horrorosos daquelas animações 3D pavorosas não ia matar ninguém...

Também adoro carrinho bate-bate! Mas era pra bater nos outros ou desviar deles?

Mas, aqui entre nós, olhando para o monitor da verdade, sou obrigada a confessar que não achei a escolha de Fanaa a mais acertada (como se a minha opinião tivesse algum valor, mas tudo bem). O filme é bom? É! O blog recomenda que você assista? Sim! Mas queridos, o que o povo brasileiro sabe da Índia é o que foi mostrado na novela Caminha das Índias: muita cor, brilho, dança, música e amor. Fanaa não é um exemplar de toda pompa e circunstância que bollywood pode dar, sendo que cortaram a música com dança e cor! O filme ficou muito diferente da expectativa de alguém que viu a novela e decidiu ver seu primeiro filme indiano no cinema. Eu iria numa escolha mais batata, mais óbvia, como Jodhaa Akabar (que já ganhou resenha no blog) ou até mesmo Dhoom 2, que teve partes filmadas no Brasil (se cortassem a dancinha do Ali, ia até deixar o filme ainda melhor). Mas se queriam prender pela ação, Singham seria uma pedida beeem melhor. Depois de Tropa de Elite arrebentar nas bilheterias, ver um policial durão descer o braço nos bandidos, com certeza seria sucesso.

Fanaa vale a pena ser visto. No cinema ou em casa mesmo. Torço que o lancem em dvd e possam chegar muitos outros filmes no futuro. A duração e a diferença cultural podem ser um problema, mas acredito que temos muito mais em comum com eles do que imaginamos. E vamos combinar: ver a deusa-diva-queen Kajol na telona vale qualquer ingresso!! XD    


     
Se tivessem cortado essa cena, ia voar tênis Rainha surrado na tela do cinema...

Suprema Deusa sendo divinamente suprema... #pra ela é fãcil

"Te pego de jeito, morena!"


Que lindo... 


Nem todo mundo gostou de Fanaa e Aamir + Kajol...


6 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Oi!
    Descobri seu blog a pouco tempo - os filmes indianos tbm - e adorei!
    MOrro de rir com as historinhas e fiquei curiosa em que filme teve iaiá da Kajol com o SRK? e porque foi cortada?
    hum, bom! Adoro o seu blog!!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Day Freitas! Bem vinda ao nosso blog!!

      Também sou novata em fimes indianos! Mas é incrível como eles viciam rapidamente! XD hehehe

      Infelizmente SRK e Kajol nunca fizeram cena de sapeca iaiá em seus filmes. Embora aquela cena de K3G seja puro fogo, eles nunca foram pra cama nos filmes. No caso, a cena cortada, foi o sapeca do Rehan com a Zooni, que levou tesourada aqui no Brasil... e aí? O Bin conta ou não conta pro Rehan? Kkkkkkk (de onde eu tiro essas coisas...)

      Beijo e volte sempre!

      Excluir
  2. JUROOOOOOOOO tabby vc deveria escrever para Revistas de novela ou jornal cara vc è otima!!! vc mostra todos os lados do filme e nos faz rir liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitros ! adoro muito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Katia! Que bom que estou divertindo vocês! XD A ideia do blog é essa mesma, divertir! Obrigada por sempre estar nos prestigiando, querida!

      Bjão!

      Excluir
  3. Tabby "Khan" querida, vc se supera a cada dia! Quero ser sua empresária, viu???? Nossa, vc é de um humor sagaz, inteligente e engraçado mesmo. Eu acho tudo tão perfeito no seu blog, que vc pode comentar sobre Fanaa ou João e Maria que eu veio ver correndo! Menina, parabéns! Fanaa tb não é dos meus filmes preferidos, mas vê-lo no cinema foi tudo tão perfeito. Me deslumbrei com as cores, com a beleza dos protagonistas. Ficou mágico!
    Te adoro, amiga....vamos ver muitos filmes juntas again and again!!!

    ResponderExcluir
  4. Faço minhas as palavras da Renata...Você é brilhante!!

    Sinceramente esperava que o primeiro filme fosse ser Jodhaa Akabar exatamente pela ostentação... Dúvida: Qual será o próximo?

    Fanaa é do tipo pague um e leve dois, por isso adorei. Sou fã da genialidade do Aamir.

    Raquel.

    ResponderExcluir