segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Happy New Year

Não, você não está sonhando! Realmente o Bolly Tabby está com um post de um filme novinho, recentemente lançado na locadora torrent! Sei que estou devendo uma resenha de Jab Tak Hai Jaan, mas precisava escrever sobre Happy New Year enquanto está tudo bem fresquinho na minha memória! Mas acho que a grande razão de eu correr para resenhar o novo filme do divo do blog, nosso rei SRK, é que ao contrário da crítica especializada, eu GOSTEI de Happy New Year! Pode me julgar Brasil!

Primeiro a sinopse, claro:

“Charlie (Shahrukh Khan) é um homem em busca de vingança. Seu alvo é Charan Groover, o homem que destruiu sua vida ao armar um golpe contra seu pai. O objetivo de Charlie é roubar diamantes no valor aproximado de 50 milhões de dólares e para isso precisará da ajuda de Tammy (Boman Irani), Jag (Sonu Sood), Rohan (Vivaan Shah) e Nandu (Abhishek Bachchan). Mas para que o plano dê certo, eles precisam primeiro entrar para o WDC (World Dance Championship), um desafio que parece ainda maior que arrombar um dos mais seguros cofres do mundo.”


Agora eu entendo porque o marketing (pesado e muito inteligente diga-se de passagem) vendia HNY como um “filme feliz”. Exatamente isso que ele é. Muito divertido, muito colorido, sem grandes pretensões além de divertir. Não adianta ir para a sessão esperando muito dele. Eu não fui. Já tinha lido a crítica indiana nada favorável a ele e sabia que não seria um filme no nível que nos acostumamos a ver SRK envolvido, por isso fui com o coração aberto e não me arrependi. Me diverti muito durante as quase 3 horas do filme, pra ser sincera, nem vi o tempo passar.

Mas a grande questão é que HNY não é para todos. É para quem é fã de SRK. Obviamente que muitos fãs dele não gostaram do filme, assim como eu não gostei de Devdas, um dos filmes ícone do king Khan. O que quero dizer é que HNY é uma declaração de amor da diretora Farah Khan para seu amigo, seu muso. O filme tem um elenco grande, todos participam ativamente, mas apenas Deepika Padukone tem uma canção apenas para ela brilhar (deve ser a que faltou para Deeps em Yeh Jawaani Hai Deewani), mas ainda assim o filme é todo de SRK. Seja por ele estar esfregando sua saúde e físico absurdos na cara da sociedade, seja no discurso de Mohini inspirado no de Kabir de Chak De India ou na forma que ela fica ao vê-lo (obrigada Farah, nós fãs apaixonadas nos sentimos representadas). É incrível notar que aquele carisma bombástico que hipnotiza gerações desde DDLJ não se esgotou. Apenas se refinou, assim como tudo em Shahrukh. SRK brilha como um sol em HNY.Como um sol não, ele está mais para a VY Canis Majoris em HNY...

SRK, 49 anos: lide com isso mundo.

Pausa para minha reação na primeira cena de SRK como Charlie em HNY:



Fim da pausa e volta à programação normal:

Na época do lançamento de HNY rolou um boato que a mãe do Abhishek falou mal publicamente do filme. Depois disseram que não foi bem assim. Acho que a tia Jaya é daquelas que não curte uma zuera. Eu vi muitas pessoas reclamando do pastelão do filme, mas eu sinceramente ri demais. A cena da luta atrás da boate, onde Jag enfrenta os seguranças foi, para mim, uma grande brincadeira com os exageros dos tão populares masalas. E eles aprendendo a dançar, usando roupas de balé, sendo assediados pelo professor (quem nooonca)? Saber rir de si mesmo é uma virtude que eu admiro muito e se tem alguém que não tem vergonha de se jogar numa comédia é o Abhishek. Achei que seria uma repetição do que vi em Bol Bachchan, mas não foi mesmo! Abhi (é muita intimidade com a nata de bollywood) é um comediante como poucos e que bom que ele vai de cabeça nesse estilo de filme.

Mohini pega fogo por Charlie. Só ela?

A crítica não foi nada boa para o tema do assalto, mas eu que adoro esse tipo de filme, não achei mal feita não. Essa receita de filme com um grande roubo é manjada e se você não curte o estilo, dificilmente vai gostar dessa parte. Confesso que achei a explicação de como tudo se daria bem engraçada (porque eles estavam em uma piscina com golfinhos ainda não sei, mas tudo nesse filme é zuera mesmo), mas para quem já não estava curtindo o filme, pode ter ficado cansativa.

D.I.V.O.

As músicas de HNY são maravilhosas! As trilhas dos filmes da Farah costumam ser muito boas e este não ficou atrás. Elas entraram em momentos certos e acrescentaram ao filme. A cena da apresentação no final, com a música tema, foi bem emocionante para mim. Aliás, a letra de Indiawaale é de deixar qualquer vira-lata com o peito estufado. Sim, vira-latas. Eles, nós, todo povo que é subestimado, tratado como menos do que é. Nós brasileiros sabemos bem o que é isso. Foi impossível não ficar tocada com as palavras de Charlie antes da apresentação final. O vilão do filme, além de ser um safado e bandido, ainda representa bem aquele tipo que conhecemos bem, que tem vergonha do seu povo, da sua origem, das suas raízes. Lembro que SRK disse que queria que os indianos tivessem orgulho do filme. Bem, sei que teve gente que não gostou, mas é inegável que mesmo sendo um astro internacional, que tem sempre bilheterias expressivas para seus filmes fora da Índia, SRK não nega quem é ou o que é bollywood. Ele a exalta.

Indiawaleeeeeeeee!


HNY não é um filme de sutilezas. É amar ou detestar. Eu estou no grupo dos que se divertiram horrores, que assistirão muitas vezes mais e que já estão caçando a cópia em HD. Me diverti, torci e me senti representada na paixão foguenta e descarada da Mohini, assim como naqueles que são mais do que as pessoas imaginam. Mais uma vez SRK mostrou porque o chamam de rei. Não é apenas pelas bilheterias gordas ou por estrelar filmes que fizeram história, mas por brilhar em qualquer tipo, gênero ou estilo de filme. Gostando ou não de HNY, uma coisa é certa: é impossível resistir ao magnetismo de Shahrukh Khan.

Sim, eu gostei de HNY Brasil!

E ainda teve SRK de FRANJA! O que mais vocês querem?

5 comentários:

  1. Vou assistir assim que possível. Lindo seu post, como sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! ;) Espero que goste do filme!

      Excluir
  2. Fui esperando mais, mas me senti representada com esse post, Tabby! É um filme para fãs de SRK ou seja, para meio mundo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que bolly me ensinou a nunca mais ir esperando muito de um filme. Ir de coração aberto e ver no que dá! Hehehehe!
      HNY é para fãs né Lorrayne? Apaixonados de preferência! Não tem como resistir aquele Charlie!!

      Excluir
  3. Vc disse TUDO!! HNY é a glorificação máxima do quanto SRK é lindo, pagável, sexy, desejado e segue.... OMG!!

    Raquel

    ResponderExcluir