terça-feira, 18 de novembro de 2014

10 Motivos para assistir DDLJ sem demora

No dia 12 de dezembro o filme Dilwale Dulhania Le Jayenge completará 1000 semanas de exibição ininterruptas no cinema Maratha Mandir em Mumbai. É o maior tempo que um filme ficou em cartaz na Índia. Em 2015 ele completará 20 anos encantando corações por gerações. E mesmo depois da nossa (apaixonada) resenha no especial SRKajol, acho que não custa tentar fazer você assistir esse filme. Então aqui vão 10 bons motivos para dar uma chance ao romance de Raj e sua Simran.

1 - Porque ele é um clássico de bollywood:


Ser fã de bollywood e não ter visto DDLJ é o mesmo que ser fã de filmes de artes marciais e não ter visto Operação Dragão. É incoerente. Para entender bolly é preciso ver vários filmes icônicos e DDLJ é um deles. Junto com Mother India, DDLJ está naquele livro dos 1000 filmes para ver antes de morrer. É um motivo simples: ele é um excelente representante de um tipo de cinema, de um jeito de contar uma história, de um estilo de fazer filme.

2 - Porque ele foi e é um sucesso:


Como é complicado definir o que vai ou não fazer sucesso. Às vezes o filme teve uma ótima bilheteria, mas não fica registrado nos corações das pessoas. E às vezes tem uma bilheteria pobre, mas aos poucos entra na mente de alguns e é alçado a cult, sempre sendo lembrado nas listas de “filmes que marcaram época”. DDLJ é o caso de filme que teve uma ótima bilheteria em sua época e que foi um sucesso de crítica, ganhando quase todos os prêmios de seu tempo, e conquistou o coração das pessoas. Até hoje é dos filmes mais lembrados da carreira de SRK e Kajol.

3 - Porque ele mudou o jeito de resolver conflitos:


A receita é sempre a mesma: o pai/rei/cacique/tirano é contra o amor do mocinho e da mocinha e só lhes resta fugir para serem felizes. Essa ideia é tão normal para nós (principalmente ocidentais) que nem nos cabe pensar em outra saída. No entanto, Raj decide não fugir com Simran, mas ficar e convencer o pai dela que ele é o mais digno dos pretendentes. Quando o temido Baldev disse para a filha “nunca ninguém vai te amar como ele”, significava mais do que Raj ter brigado na estação, ter lutado por Simran durante o filme, ter tentando conquistar a família, ter vindo de longe por ela sem saber se era sequer correspondido. Significava que ele respeitava a família e os valores de Simran, os valores dele mesmo e que sabia o quanto certas tradições são realmente importantes. Isso é maior do que o amor de casal. E quem realmente pode ser feliz pisando nos sentimentos das pessoas que lhe são caras? 

4 - Porque ele mostra o eterno conflito do antigo e do novo:


Uma das coisas que mais chama a atenção em DDLJ é mostrar o conflito de gerações. Raj e Simran eram NRI (nascidos e/ou criados no exterior), jovens, modernos. Raj curtia festas, esportes, saía aprontando com os amigos. Simran queria viajar, conhecer o mundo e até ouvia música não-indiana escondida do pai tirano. Do outro lado a família de Simran, com toda a rigidez, os antigos valores e tradições representados na figura paterna. Quando acontece o conflito, não há um vencedor. Assim como na vida. O novo não pode existir sem a base dos valores que são realmente importantes como o respeito, a honra, o amor. Assim como o antigo não pode resistir por muito tempo às mudanças. Isso acabou sendo um reflexo da própria Índia que estava, assim como o mundo inteiro, entrando em um processo de globalização. Mas o futuro, para ser realmente bom, tem que ter o melhor do passado.

5 - Porque ele tem uma cena magistral com duas mulheres apenas:


Infelizmente o cinema da Índia, mesmo em 2014, ainda tem muito que evoluir em questões de gênero. A maioria dos filmes que hoje arrecadam muitos crores tem papéis quase insignificantes para mulheres. Mas se tem um filme onde homem e mulher tem praticamente o mesmo tempo na tela e que dividem todas as canções, esse filme é DDLJ. Se fosse só isso já seria bom, mas existe uma cena em particular, onde Simran, arrasada por ter que ir para a Índia e se casar com um desconhecido, conversa com sua mãe em uma janela. Mais uma vez temos o conflito de gerações: a mãe de Simran abriu mão de tudo por ser mulher e pede o mesmo sacrifício à filha. A cena é linda e tem toda aquela dor que parece ser comum em todas nós mulheres, aquele sentimento que sempre temos que arrancar um pedaço de nós para que tudo termine bem. Só por essa cena, DDLJ já fez história. Mas este não é um filme qualquer. Ele fala de mudanças e até as mães indianas podem mudar.

6 - Por Simran:


Mocinha obediente e cordata, que implora ao pai que a deixe ir. Não se engane, pois ela não é uma boba submissa. Simran é uma moça entre dois mundos: o seu, novo e vibrante e o de sua família, tradicional. É muito fácil dizer que ela deveria ter dito ou feito algo que você supostamente faria, mas ela não é rasa como muitas mocinhas por aí. Ela é mais real, ela tem conflitos. É mesmo assim tão fácil ir contra todos que você ama por um rapaz? Ela não é a Julieta, ela é uma moça comum como eu ou você, que tem sonhos românticos, que quer ser feliz. No começo do filme ela é meio esnobe e julga o Raj sem realmente o conhecer. Mas depois que ele quebra suas defesas, ela se revela divertida e muito malandra! E teimosa! Muito teimosa! Simran é especial.

7 - Por Raj:


Antes dele SRK fez vilões e alguns personagens com atitudes questionáveis. Não queria fazer DDLJ pra não perder o que tinha conquistado nos papéis negativos, mas acabou cedendo. Desde então SRK teve sua vida e carreira modificadas. Ele passou a ser a imagem do herói romântico em sua essência. Mas Raj é mais que o herói romântico número 1, ele é divertido, debochado e por vezes irritante. Mas assim como Simran ele evolui e se revela um rapaz honrado e corajoso. E aí eu te pergunto: como viver sabendo que ele só existe na ficção?

8 - Porque tem SRKajol:


Química entre casal em filme é aquela coisa né? Ou rola ou não rola ou é perfeição como SRK+Kajol. Todas as cenas deles juntos são especiais. Brigando, irritando um ao outro, chorando juntos, rindo, passeando de carro... Qualquer cena! Os dois já tinham feito Baazigar e Karan Arjun antes de DDLJ, mas é aqui que a sua combinação perfeita fica ainda mais evidente, tornando-se ainda mais mágica em KKHH, K3G e MNIK. Raj e Simran é aquele casal que você acredita e torce pra valer. E isso faz toda a diferença...

9 - Porque toda música é clássica:


Os acordes do banjo de Raj seguem SRK até hoje. Todas as músicas em DDLJ são clássicas e ficaram gravadas na memória afetiva das pessoas. Kajol e sua toalha, Raj provocando Simran no restaurante, o momento da despedida, a festa de noivado, a heroína bêbada. E quando ele abre os braços no campo florido? Cada cena musical entra no momento certo! E de fazer a gente sair baixando a trilha antes dos créditos finais!

10 - Porque você finalmente vai entender centenas de referências:


Após assistir DDLJ um mundo novo irá se abrir na sua frente. Muitas coisas farão sentido. Vários filmes fazem referência a este clássico ou copiam descaradamente. Depois que eu finalmente vi DDLJ (e ele ficou em minha mente por semanas) compreendi um monte de coisas que passaram batidas em outros filmes. E tão divertido ver algumas produções e lembrar: isso aí é de DDLJ! Eu acho até engraçado quem diz que viu Chennai Express, mas não viu DDLJ. Só perdeu metade da graça do filme!


Se você ainda não se convenceu a ver DDLJ, só posso lamentar mesmo. E quem viu e não gostou, pelo menos precisa reconhecer sua importância. Eu amo esse filme, meu favorito entre todos. Fiquei encantada quando vi e até hoje me emociono com ele. DDLJ representa tudo que mais prezo na vida, todos os valores que eu acredito e toda a minha caretice da qual me orgulho tanto. Espero que um dia bollywood volte a produzir uma magia como essa, pois acho que nunca antes precisamos tanto de tudo que DDLJ é capaz de nos dar.


  


8 comentários:

  1. OMGGGGGGGGGG BOLLY TABBY VOLTOUUUU !!!! AMEIII O POST !!

    ResponderExcluir
  2. Como viver sabendo que o Raj é ficção??? PQ????? Sinto tb uma falta desse tipo de encanto de DDLJ. Quando vi pensei: Porque não vi esse filme antes? É maravilhoso. Já passei ele pra toda minha família e boa parte dos meus amigos. Todos adoram!

    ResponderExcluir
  3. DDLJ é mágico!! Não é qualquer um que chega a marca de 1000 semanas de exibição.

    Raquel

    ResponderExcluir
  4. Oi Tabby! Primeira vez no seu blog!!
    Amei, li vários posts um atrás do outro.
    Vi 2 filmes de bolly no Netflix. E queria saber: como faço para ver outros filmes?
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Layne! Bem vinda! Que bom que gostou do blog! Aqui tem um site cheio de filmes, todos com legendas em português: http://cinechallo.weebly.com/
      Espero que bolly te conquiste ainda mais! E volte sempre! ;)

      Excluir
  5. Alguém sabe onde posso baixar o filme? Obrigada!
    Fiquei com muita vontade de assistir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no site "Cine Challo" tem vários filmes Sara, entre eles DDLJ. Segue o link: http://cinechallo.weebly.com/dilwale-dulhania-le-jayenge-1995.html

      Espero que goste! ;) Eu amooooo!

      Excluir